![]() |
Foto Meulemeriodejaneiro |
Novos informativos estão sendo exibidos em pontos de ônibus de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. O que chama a atenção é que para saber quais ônibus passam em determinado ponto, é necessário acessar página de internet. Nos adesivos colados em vidro há apenas a informação sobre BRS 1, 2 ou 3.
Nos dois primeiros meses deste ano, o índice de furtos a pedestres nos bairros do Leme, Copacabana e Ipanema ficou em 45,7% a mais que os índices verificados no mesmo período de 2022. Dentro desse índice do Instituto de Segurança Pública, divulgado em abril passado, está o furto a celulares que representa 60% dos casos. Em ruas do Leme e de Copacabana há idosos que evitam falar ao celular na rua e fazer fotos com medo de furtos.
Nessa repaginada dos pontos de ônibus de Copacabana, os adesivos informam a localidade do usuário e quais os coletivos BRS que param no ponto, mas não informam trajeto e nem os números dos ônibus. A publicidade exibe um código QRCODE e convida para acessar a página mobilidade.rio. As antigas artes exibiam um mapa com os números BRS , todas as linhas que passavam no ponto e as que passavam em pontos próximos .
![]() |
Antiga foto dos pontos de ônibus, Foto da Prefeitura do Rj |
A nova arte informativa dos atuais pontos de ônibus não atendem as necessidades de forma rápida e clara. " Sou idosa , tenho medo de usar celular na rua e nem sei usar direito a Internet. Não gostei da mudança", nos escreveu amiga do Meulemeriodejanejeiro que costuma utilizar o ponto de ônibus da Praça do Lido, um dos mais movimentados aos finais de semana, em dias de praia.
.
Em maio deste ano, o Governo do Estado do Rio de Janeiro proibiu o uso de menu exclusivamente digital em bares e restaurantes do Rio. Os cardápios impressos retornaram sob a alegação de que a opção digital causava transtorno e constrangimentos aos idosos, aos clientes que estavam sem bateria, sem celular ou sem acesso à internet
Mesmo assim, os novos informativos dos pontos de ônibus de Copacabana"forçam" o acesso a Internet para que o cidadão tenha informações básicas para o deslocamento via transporte público.