Meu Leme Rio de Janeiro

Bikes elétricas sem pedal estão proibidas nas ciclovias


A medida vida trazer mais proteção para quem usa a ciclovia

 Estão proibidas de circular  pelas ciclovias da Orla do Rio , bikes elétricas que não tenham motor acionado por pedal. A circulação de bikes " automáticas" já foi proibida. Agora os órgãos que fiscalizam vão se reunir para ver como será essa fiscalização.

É aí, que mora o perigo.  Um dos pontos nevrálgicos na cidade do Rio é justamente a fiscalização.  Neste caso das bikes, a multa é de mil reais, com outros mil em caso de reincidência.

Além das bikes que funcionam sem motor ativado por pedal, o Prefeito do Rio também proibiu as motonetas, motocicletas e triciclos de circularem pelas ciclovias. Só poderão circular os que tiverem velocidade de até 25 km, pedal que acione o motor, potência máxima de 300w e equipamentos de segurança como buzina. (Fonte G1)

A decisão de agora é muito importante diante dos casos de pessoas atropeladas na Orla. No último dia 8 de agosto de 2024, uma mulher foi atropelada por uma bike elétrica em alta velocidade, na Orla do Leblon. As ciclovias são locais de lazer e para muita gente estavam se tornando um verdadeiro perigo.

Enquanto aqui no Rio se discute a velocidade das bikes, em diversos países já se discute mecanismos para tornar as bikes mais seguras em termos de bateria que é de íon lítio. Afinal, tem crescido o número de casos de explosões de bateria. Verdadeiros incêndios acontecem e pessoas se machucam de verdade, na maior parte das vezes, o condutor das bikes . Aqui no Rio por exemplo, um apartamento em Oswaldo Cruz pegou fogo após a explosão de uma bateria de bike. Que as nossas autoridades estejam preocupadas com a velocidade mas não se esqueçam de começar a pensar em mecanismos que tragam mais segurança para todos.


lemeriodejaneiro

Olá! Eu sou Daniela Rodrigues, jornalista, produtora de conteúdo para a Web e Criadora do Blog Meulemeriodejaneiro, feito para divulgar notícias do Leme e do Rio que afetem o nosso bairro. instagram youtube twitter

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem