O Deputado Estadual , Carlos Minc, vai oficiar os Governos Estadual e Municipal do Rio para divulguem a Lei do Pitbull e que treinem a PM e Guardas Municipais. O parlamentar espera que as autoridades cobrem dos tutores a exigência do uso coleiras , focinheiras, certificados e que punam os tutores irresponsáveis, como determina Lei Estadual aprovada em 2005.
A decisão veio após o ataque de três pitbulls à escritora Roseana Murray, em saquarema. Ela tem 73 anos, continua internada e sofreu séria violência. Roseana perdeu o braço direito e uma das orelhas, teve o braço esquerdo reconstituído , assim como parte da face.
Desde 2005, de acordo com a lei estadual 4.597, é proibida a circulação de pitbulls em locais como ruas, praças, jardins e parques públicos do Rio sem que estejam acompanhados de um adulto e usando guias e focinheiras adequadas ao animal.
Carlos Minc disse que na época da lei houve apoio da Pm e a Guarda Municipal Ambiental , houve também, uma ampla cobertura da imprensa e apoio. Mas que depois, o tema foi caindo no esquecimento e os tutores foram relaxando. O Deputado deixou claro que o tutor de pitbull precisa ter responsabilidade sobre o animal.