A Câmara de Vereadores do Rio criou nesta quinta feira (27/11), o programa de Bombeiro Civil Comunitário para as favelas da cidade. Os profissionais irão trabalhar com medidas de segurança, prevenção e combate a desastres e tragédias climáticas nas favelas do Município.
Os bombeiros civis serão treinados e capacitados. De acordo com a Câmara de Vereadores, estão previstas ações e campanhas educativas deverão esclarecer à população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, através do descarte correto do lixo. O objetivo é prevenir danos às moradias locais, muitas vezes sem acesso à coleta formal de lixo.
Os critérios de admissão do processo seletivo dos profissionais que irão atuar como Bombeiro Comunitario serão definidos pelo órgão competente do Poder Executivo, priorizando os bombeiros moradores das comunidades, para que possam agir de forma rápida e eficaz diante de uma tragédia.
O autor da Lei nº 9169 que criou a função de Bombeiro Civil na Comunidades da Cidade do Rio de Janeiro é o vereador Vitor Hugo (MDB).
