Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga |
Talvez você tenha cantado "Quando oiei a terra ardendo , qual fogueira de São João" por anos e anos, sem saber que a fantástica Asa Branca, teve um pézinho aqui no Bairro do Leme, Rio de Janeiro. Esse hino da Música Popular Brasileira foi escrito por Luiz Gonzaga em parceria com Humberto Teixeira. Apelidado de "O Doutor do Baião" , Humberto morou aqui no Leme, em apartamento de frente para a praia. Aproveitava a vista do mar, para buscar inspiração para composições.
Teixeira foi compositor de sucesso, na década de 40 com músicas gravadas por diversosartistas como Aracy de Almeida, Emilinha Borba e Marlene. Foi também contratado pela
Rádio Nacional e advogado. Ao lado de Gonzaga, escreveu diversos sucessos.
A Revista do Rádio chegou a dizer que Dorival Caymmi, Gonzaga e Humberto Teixeira eram os Top 3 , do ano de 1950. Tanto sucesso também gerou polêmicas. Conta a mídia, que Humberto teria ameaçado com revólver um compositor que conversava com Luiz Gonzaga. O rapaz que era vizinho de uma delegacia, não perdeu chance e registrou BO. Aos policiais, disse que Humberto Teixeira teria o ameaçado dizendo: "cai fora, quem manda aqui sou eu. E o primeiro compositor que mostrar música ao Gonzaga, eu mato, viu?"
Durante muito tempo, o Humberto Teixeira foi parceiro de Luiz Gonzaga. Depois seguiu carreira solo e compôs com grandes mestres, como Carmélia Alves, Sivuca e com Dalva de Oliveira, com quem fez Kalu
A amizade com Gonzaga continuou.
O Rei do Baião ajudou na campanha para Deputado Federal, no interior do sertão brasileiro. Humberto venceu a eleição , lutou pelo direito autoral , a execução de músicas nacionais e aprovou uma Lei que ficou conhecida como a Lei Humberto Teixeira, que incentivava a divulgação da música popular brasileira no exterior, promovendo diversas caravanas culturais.
Você imaginava isso ??
Tags
Cultura