Meu Leme Rio de Janeiro

Brahma foi uma das primeiras a acreditar no bairro do Leme, rj

Foto do antigo Quiosque Chopp da Brahma que funcionou
na Praia do Leme

 A Cervejaria Brahma  foi uma das primeiras a acreditar no Leme. Em 1900, ela abria o Bar do Leme, no mesmo lugar, onde hoje funciona o Quiosque.



O Bar da Brahma foi um dos primeiros do Leme


Bar da Brahma
Foto Crédito Augusto Malta
No começo dos anos 1900, o bairro do Leme era uma sensação. Todos queriam conhecer a linda praia das Baleias. Crianças e as mais lindas Senhoras, desfrutavam as tardes de sol na praia. Aproveitando a oportunidade, a Cervejaria Brahma inaugurou em  1905, um grande bar restaurante, o Bar do Leme, que ficava no final da Avenida Atlântica. Ele oferecia mesinhas e cadeiras na areia, aparelhos de musculação e um estande de tiro ao alvo. Apesar de todo o aparato, tinha gente  que criticava as mesinhas e as cadeiras de ferro doadas pela Cervejaria; e pediam cadeiras estilo europeu e parasóes de lona

Bar do Leme era referência e point para grandes almoços e jantares. Nessa foto, podemos ver o almoço em homenagem ao Comandante Ney de Carvalho, promovido pelo Quinto Batalhão de Atilharia. 


Bar, 1918


Bar da Brahma era badalado 

Em 1919, um crime abalaria o Bar do Leme. Era noite de sexta feira, quando  um homem acompanhado por dois  amigos, disparou a esmo dentro do salão. O homem acabara  de sair do stand de tiro ao alvo e tinha se empolgado.  Eram comuns brigas e discussões no local.  Em 23 de junho de 1916, o Bar da Brahma teve de enfrentar  concorrência, com o Parque Leme

De propriedade do senhor S Paranhos, ele também ficava no final do Leme e funcionava como   lanchonete e tinha espaço de  Tiro ao alvo, picnic e pista de patins . Promovia batalhas de confete que eram sensação na época. 


Antárctica tentou chegar ao Leme
O Bar da Brahma  não seria o único bar cervejaria do Leme, a Antárctica tentou abrir negócio por aqui. As coisas não saíram como esperado. Em 1912,um acidente envolvia as obras de construção do  Bar da Antárctica, na Gustavo Sampaio. No desastre, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas quando parte do local desabou. As vítimas foram retiradas dos escombros. Parte da iluminação pública e dos fios dos  bondes foram arrebentados e o trânsito ficava interrompido.

O Bar da Brahma depois de um tempo deixou o Leme para voltar muito anos depois. Agora em 2019, o Quiosque Chopp da Brahma é um sucesso . Oferece ao público cardápio variado e música ao vivo de excelente qualidade. 


lemeriodejaneiro

Olá! Eu sou Daniela Rodrigues, jornalista, produtora de conteúdo para a Web e Criadora do Blog Meulemeriodejaneiro, feito para divulgar notícias do Leme e do Rio que afetem o nosso bairro. instagram youtube twitter

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem